Gre-Nal pode sofrer reviravolta inesperada
Grêmio e Inter estão atuando nos bastidores com o objetivo de terem o auxílio do VAR no clássico Gre-Nal que acontecerá no próximo domingo (25), no Beira-Rio. Pretendem propor uma mudança no regulamento do Campeonato Gaúcho. Atualmente, o regulamento só prevê o uso do VAR a partir das quartas de final.
Na noite desta quinta-feira (22), a dupla Gre-Nal, trabalhando em conjunto, protocolou um ofício junto à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para que o VAR seja utilizado em todos os confrontos a partir da 10ª rodada.
Resposta da FGF e o histórico do VAR no Gre-Nal
Segundo informações da FGF, a possibilidade de usar o VAR já na próxima rodada depende da aceitação de todos os clubes do Gauchão e de um parecer técnico favorável da empresa que viabiliza o uso da tecnologia. Caso as respostas sejam negativas, este será o primeiro clássico desde 2020 sem a presença do VAR. O último confronto sem o recurso foi o Gre-Nal 427, válido pela Libertadores, no qual o Grêmio saiu vencedor por 1 a 0.
Primeiro Gre-Nal com VAR
A primeira vez que o VAR foi utilizado para assistência de vídeo no Gre-Nal foi na disputa de número 413. Foi uma partida marcada por uma briga entre o capitão do Grêmio, Maicon, e o capitão do Inter, D’Alessandro, antes mesmo do início do jogo. Desde aquele confronto, o VAR tem sido sempre utilizado para o Gre-Nal. Foram realizados, ao todo, 21 clássicos, com 11 vitórias do Grêmio, cinco vitórias do Inter e cinco partidas com resultado de empate. Desde a introdução do VAR, houve sete jogos disputados sem o recurso, nos quais o Grêmio venceu em três ocasiões, o Inter em duas, e houve dois empates.